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Marketing da ATENÇÃO!

Atualizado: 17 de abr.


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O Marketing de Atenção é uma estratégia que objetiva prender a atenção do consumidor por meio de um conjunto de ações específicas e precisas, visando conquistar o público-alvo antes mesmo que surjam outras opções e distrações provenientes da transformação digital.

O que é a regra dos 8 segundos?


Corroborando esse cenário, o Marketing de Atenção se apoia em uma regra básica: você tem, em média, um período de 8 segundos para conseguir fazer o primeiro contato.


Um fenômeno que pode ser explicado, por exemplo, com o aumento da taxa de abandono de uma página à medida que o tempo de carregamento dela é mais demorado.


Ou seja, o consumidor está mais impaciente e, por isso, as empresas precisam compreender melhor como oferecer conteúdos realmente relevantes.


O Content Trends 2019 exemplifica bem essa situação, com 66,3% das empresas que usam o Marketing de Conteúdo estão com dificuldades em produzir materiais que realmente gerem engajamento.

Portanto, é preciso conhecer a fundo as melhores formas de otimizar os seus conteúdos, pensando desde o título até a proposta de valor oferecida pelos materiais produzidos pela sua equipe. Seguindo algumas práticas, é possível aumentar a precisão da sua estratégia de comunicação e, assim, garantir a atenção do consumidor.


Agora vem o ponto onde quero chegar com com vocês,

Daqui a seis anos, em 2030, 49% de toda a população brasileira estará dividida entre a Geração Z e a Geração Alfa. Boa parte dessa fatia populacional terá pouca ou nenhuma noção de como era a vida – e o modus operandi do Marketing – antes da Internet.


E, claro, este crescente grupo social assumirá gradualmente o protagonismo no palco econômico nacional e se transformará no principal público-alvo de marcas e empresas que, por sua vez, deverão se esforçar para aprender a se comunicar com os consumidores do futuro.


Isso porque os contemporâneos apresentam hábitos e padrões de consumo bastante diferentes em comparação às gerações mais antigas, e a digitalização da jornada de compras é o mais significativo delas.

Cada vez mais difuso, o fenômeno faz com que marcas enfrentem dificuldades para serem vistas em um universo virtual marcado pela competição por uma fração de segundo da atenção do consumidor, que se vê bombardeado por estímulos publicitários cujos excessos não encontram precedentes.


Em vista disso, surge a pergunta: como conquistar o foco dos clientes na era do Marketing da atenção?


O que há por trás das telas
O brasileiro comum passa, em média, 56,6% do tempo de atividade diária olhando para uma tela – televisões, tablets, celulares ou notebooks – conforme apontam os dados de uma pesquisa divulgada pela Electronics Hub.

O tempo gasto com eletrônicos coloca o Brasil na 2ª colocação no ranking de maior tempo de tela entre todos os países do globo – e este não é, necessariamente, um pódio a ser celebrado.


Naturalmente, a atração exercida pelos dispositivos eletrônicos pode e deve ser utilizada de forma estratégica pelo Marketing na era pós-digital, “Vivemos um momento de customização total.


Temos assistentes virtuais e logo teremos automação em qualquer coisa em qualquer lugar. Isso nos levará a uma omnilife, uma vida híbrida entre o físico e o digital.


E se essa personalização será extrema, o desafio de capturar a atenção e aumentar a relevância para vender novos produtos e serviços será ainda maior”,


A era da assistência rápida e liberdade de opções :


A digitalização do cotidiano empodera novas e velhas gerações com a possibilidade de escolha. Neste contexto, marcas que insistem em incomodar os clientes com tentativas exageradas de comunicação tendem a ser ignoradas e esquecidas, enquanto as empresas que adotam abordagens dedicadas à assistência podem sair na frente na disputa pela atenção do público-alvo.


“Os clientes querem receber informações na hora que quiserem e do jeito que quiserem, sem serem interrompidas ou incomodadas ao longo do dia.

Por isso, nesta era, as estratégias de Marketing precisam ter um vínculo profundo com a geração de valor.


Este empoderamento, pautado pela busca de informações, traz grande valor estratégico à criação de conteúdos desenhados para educar o consumidor sobre os benefícios obtidos ao dar um voto de confiança a um produto ou serviço, uma falha , uma perda de chance , outro fornecedor será buscado. Assim an era da informação empoderá e facilita a liberdade do consumidor de não ficar preso a operações que não lhe atendam como necessitam .
Fidelização se tornou um desafio que está ligado a qualidade de produto, serviços, atendimento, superação de expectativas e oferta de soluções fora dos padrões engessados de pequenos monopólios mercadológicos. Não existe monopólio em terra de autonomia digital. E algumas empresas ainda se “ofendem” com a “infidelidade” de clientes que os deixam por outros fornecedores como num passe de mágicas, na verdade, num Click”.

Na era da atenção, marcas precisam investir em conteúdo porque as pessoas querem estar bem informadas. É preciso criar conteúdo útil para que elas possam enxergar o valor da mensagem, assimilá-la e, então, tomar uma decisão de favorecer a marca.


Doar antes de receber é um passo muito importante nesta jornada de marketing .


Associada à produção de conteúdo, marcas precisam desenvolver formas assertivas de fazer com que os clientes saibam que, a qualquer momento, quando lhes for conveniente, poderão buscar seus serviços e quaisquer problemas ou dores enfrentadas serão solucionados. “Essa disponibilidade faz com que o cliente tire uma marca de um lugar comum e a considere como algo próximo da vida dele.



A definição do que é gerar valor de forma eficiente passa, também, pela percepção social da importância do tempo, moeda cada vez mais valiosa para marcas e consumidores.

Poupe o tempo das pessoas - Elas te agradecem


Empresas que conseguem ajudar as pessoas a usar melhor o seu tempo, a terem mais indulgência e mais momentos de qualidade, estão ocupando a preferência do consumidor.


Quanto mais nós poupamos o tempo das pessoas oferecendo conveniência, mais conversão e mais resultados teremos.


Tania Panucci

Insidergraph Grafica Positiva

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