WEB série - O Poder da embalagem / Quer ser invisível ou impossível de ser ignorado?
- Insidergraph Gráfica Positiva
- 9 de out. de 2023
- 2 min de leitura

Com o dinamismo das ofertas e criação de novos produtos a todo momento, fazem com que as questões de branding e identidade visual de um artigo, garantam seu sucesso ou total invisibilidade no mercado consumidor.
O tempo corre, então vamos direto ao ponto, esse post é só pra quem quer ter relevância em seu segmento e jamais ser ignorado!
Citamos abaixo os principais conceitos que toda marca deve levar em conta na hora de desenvolver sua embalagem de sucesso na atualidade,
Sustentabilidade: Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a sustentabilidade, ESG, e responsabilidade ambiental, e as empresas estão respondendo a essa demanda com embalagens mais sustentáveis. As embalagens feitas de materiais recicláveis, biodegradáveis e BPA free estão se tornando cada vez mais populares.
Personalização: Os consumidores estão procurando produtos que sejam personalizados para suas necessidades e preferências. As empresas estão usando embalagens personalizadas para criar uma experiência muito mais envolvente para os consumidores.
Inovação: As empresas estão sempre procurando novas maneiras de inovar em seus designs de embalagens. As embalagens interativas e inteligentes estão se tornando cada vez mais o destaques em PDV´s e lojas virtuais.
Já em termos de construção, e funcionalidades, abaixo listamos alguns exemplos específicos de tendências atuais em design de rótulos e embalagens que mais chama atenção do público consumidor:
Embalagens transparentes: As embalagens transparentes permitem que os consumidores vejam o produto antes de comprá-lo. Isso pode ajudá-los a tomar decisões de compra mais informadas e sensoriais.
Embalagens reutilizáveis e reciclavéis: As embalagens reutilizáveis são uma ótima maneira de reduzir o desperdício. As empresas estão criando embalagens que podem ser reutilizadas várias vezes, ou com processos de reciclagem pré definidos.
Embalagens inteligentes: As embalagens inteligentes usam tecnologia para fornecer aos consumidores informações sobre o produto. Textos de linguagem direta sobre o conteúdo e forma de utilização bem descomplicada.
Nestes casos o uso do marketing olfativo como nos cafés e essências é uma super ferramenta de conexão! (faça um exercício mental: tente se lembrar do cheirinho de brinquedo novo presente no silicone das bonecas ou carrinhos plásticos, quando você abria ansioso (a) os seus presentes na infância ... faz tempo né?,,, mas a conexão emocional ainda está aí!!)
Outro exemplo, uma embalagem inteligente pode apresentar micro serrilhas e recortes no papel, que facilitem a abertura; que a transforme em um display de fácil retirada de porções individuais por exemplo; que após seu uso, a embalagem se transforme em um porta objetos; ou até que sua superfície seja "customizável" através de pinturas, ou dobraduras criatívas.
As empresas que desejam se manter competitivas devem estar cientes dessas tendências e usá-las para criar embalagens que sejam atraentes para os consumidores e que atendam às necessidades específicas, de forma generalizada e massiva, sem transparecer impessoalidade .
Sem dúvida é um tremeeendo desafio lidar com demandas globais e tão dinâmicas, mas estar antenado no que a maioria já sinalizou de diferenciais relevantes, irá te ajudar a sair na frente e inovar, rumo a visibilidade!
por Tania Panucci - Insidergraph gráfica Positiva







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